Duração: 7 horas Fácil A partir de 5 anos Adrenalina Ambiente familiar Com guia
LOCALIZAÇÃO
A enseada do Bananal fica dentro do Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói. A trilha é muito rápida e, apesar de possui nível médio, é uma aventura bem tranquila. A entrada no parque é controlada, o que faz dessa trilha uma das mais seguras quanto a assaltos e coisas do tipo.
A enseada do Bananal fica na região de Itacoatiara, em Niterói, cidade vizinha ao Rio de Janeiro. O acesso à trilha é feito pela entrada do Parque Estadual da Serra da Tiririca, que fica no canto esquerdo da praia de Itacoatiara.
CURIOSIDADE SOBRE A REGIÃO
O parque foi criado em 1991 e foi a primeira unidade de conservação do Estado do Rio de Janeiro. Em 2008 foram incluídas ao parque áreas de muito valor ambiental, como o entorno da laguna de Itaipu e o morro das Andorinhas. E, finalmente em 2012, a área do parque foi ampliada com a incorporação das ilhas Mãe, Pai e Menina, o Morro da Peça e a reserva Municipal Darcy Ribeiro. Dessa forma, o parque passou a ter uma área total de aproximadamente 3.493 hectares.
DINÂMICA DA ATIVIDADE
Apesar da trilha ser considerada de nível médio, o percurso é super tranquilo. São aproximadamente 25 minutos de caminhada e, logo no início, tem uma espécie de escada natural. A trilha é toda muito bem sinalizada. Apesar da subida inicial ser bem íngreme, a distância é curta.
O rapel da enseada do bananal possui aproximadamente 35 metros de altura e é completamente negativo (quando o corpo não encosta na pedra).
A descida termina sobre algumas pedras, ou seja, você nem precisa molhar o tênis. O barulho do mar entre os paredões é maravilhoso.